Blog

Home » Publicações » Medidas de Prevenção nos Trabalhos em Elevadores de Caneca
elevadores de caneca
elevadores de caneca

Medidas de Prevenção nos Trabalhos em Elevadores de Caneca

Você sabe quais são as medidas de prevenção nos trabalhos em elevadores de caneca? As medidas de prevenção em elevadores de caneca são ações necessárias para garantir a segurança dos trabalhadores em espaços confinados, devido aos riscos presentes nesses locais.

Principais medidas de prevenção em elevadores de caneca

elevadores de caneca

Dentre as principais medidas, pode-se citar as seguintes.

  • Equipamentos de proteção individual (EPIs). Utilizar os EPIs corretamente, como protetores auriculares, capacetes, luvas e cinto tipo paraquedista, durante os trabalhos ajuda a garantir a segurança do trabalhador.
  • Monitoramento da atmosfera. A medição de oxigênio e de gases inflamáveis e tóxicos é realizada no fundo do poço antes da entrada. O monitoramento deve ser contínuo durante todo o trabalho, o que garante que a atmosfera continue segura.
  • Análise Preliminar de Riscos (APR). Avaliação realizada a cada entrada no espaço confinado, que pondera os riscos existentes e as informações principais, sendo uma ferramenta importante na gestão da segurança do trabalho.
  • Permissão de Entrada e Trabalho (PET). Documento obrigatório que deve ser emitido previamente pelo supervisor de entrada. Nele devem ser registradas informações essenciais sobre o trabalho a ser realizado, como os riscos, as medidas de controle e o plano de emergência.

O INBRAEP, Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante, possui o curso profissional de NR-33, Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança que garantam a entrada, o trabalho e a saída segura dos trabalhadores nos espaços confinados por meio da implantação de medidas de proteção, o que garante sua eficiência e confiabilidade no trabalho e a prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-33.

Referências

1 – Brambatti Junior, Nelson. Análise estrutural dos perfis de sustentação de um elevador de canecas. 2016.

2 – Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. Guia Técnico da NR-33, Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados. 2013.

3 – Zanatta, Augusto Rafael. Elaboração de um projeto visando a eliminação do espaço confinado na moega em armazenagens de grãos. 2014.

4 – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Legislação, Norma Regulamentadora 33 (NR-33), Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados. 2018.

Compartilhar

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Posts relacionados

Pesquisar

Nossos cursos

plugins premium WordPress