Blog

Home » Publicações » Identificação e Classificação de Risco

Identificação e Classificação de Risco

Você conhece os preceitos de identificação e classificação de risco no transporte de produtos perigosos? Pois, para compreender os elementos que compõem a sinalização de segurança nos veículos de transporte de produtos perigosos, é preciso conhecer os riscos, sua classificação, numeração e nomeação conforme constam na resolução nº 5.998 da ANTT. 

Os produtos perigosos são alocados a números ONU e a nomes apropriados para embarque de acordo com sua classificação de risco e sua composição e, os produtos perigosos comumente transportados estão listados na Relação de Produtos Perigosos na forma de tabela que faz parte das instruções complementares desta resolução.  

Cada item nesta relação é caracterizado pelo número ONU, sendo listados em ordem numérica crescente e por informações relevantes a cada item distribuídas em 13 colunas. 

Os itens da tabela que estão envolvidos na sinalização de segurança nos veículos de transporte são: 

  • Número ONU;
  • Nome e descrição;
  • Classes e subclasses de risco;
  • Risco subsidiário; e
  • Número de risco.

É importante saber que a coluna 7, Provisões Especiais, pode exigir a utilização de rótulo de risco subsidiário, mesmo que não haja indicação na coluna de risco subsidiário, assim como pode isentar a utilização do rótulo de risco subsidiário.   

 

O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-26 sobre Sinalização de Segurança. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de sinalização, técnicas, e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-26.

Referências

1 – MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA (Brasil). Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Resolução, 5.998/22. ANTT. 3 nov. 2022. 

2 – ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 7500: Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos. Rio de Janeiro: ABNT, 29 mar. 2023. 168 p.

Compartilhar

Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Posts relacionados

Pesquisar

Nossos cursos