Tipos e Funções das Serras Elétricas Portáteis
Publicado por INBRAEP em 26 de agosto de 2025
Você conhece os tipos e as funções das serras elétricas portáteis? As serras, no geral, são equipamentos que, apesar da grande variedade de modelos, possuem um item em comum: uma lâmina de aço, destinada a cortar madeira e outros tipos de materiais. A serra é uma das ferramentas mais utilizadas por sua solidez e por ser ideal na execução de cortes em diferentes materiais que possuem elementos rígidos. Algumas das mais utilizadas na indústria moveleira (fabricação de móveis) e na construção civil, são:
- Serra Circular;
- Serra Mármore; e
- Serra Tico-Tico.
Serra Circular
É um modelo de serra robusta, recomendado para cortes retilíneos, feitos principalmente em madeira. Além disso, pode ser utilizada em outros materiais, desde que o seu disco esteja capacitado para essa finalidade. Entretanto, é preciso tomar cuidado para não utilizar este modelo em pedras, metais de carbono, peças de alvenaria ou painéis de madeira com presença de pregos, pois pode danificar o seu disco de corte.
Serra Mármore
É um modelo compacto e com baixo peso, sendo apto a realizar trabalhos em linha reta e em ângulos de 45º, dependendo do modelo. Essa serra conta com regulagem de profundidade, além de poder ser de alta potência com uma alta rotação. Sua aparência é similar com a serra circular portátil, porém, se diferencia por seu motor ficar à frente da lâmina, facilitando o manuseio, utilizando de discos menores para a realização dos cortes.
Serra Tico-Tico
Diferente das serras circular e mármore, faz uso de lâminas retas dentadas, ao invés de discos para execução dos cortes, fazendo movimentos rápidos no sentido do comprimento da lâmina. Ela é uma serra versátil, possibilitando cortes minuciosos em até 45º em linha reta, em linha curva ou curvilínea, linha oblíqua ou perpendicular, além de cortes chanfrados com inclinação do equipamento.
Principais Riscos
As serras portáteis necessitam de atenção quando manuseadas, porque qualquer erro ou utilização incorreta da ferramenta poderá prejudicar o usuário, causando diferentes tipos de lesões, que podem variar em sua gravidade. Entre os principais riscos, há:
- Projeção de partículas;
- Corte ou amputações;
- Choque elétrico;
- Ruído.
Cuidados e Segurança
Por possuírem alto poder de corte, as serras elétricas podem causar graves acidentes provocados por descuido ou uso incorreto. Por essa razão, é necessário maior cuidado ao fazer uso delas.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança durante os procedimentos de instalação, inspeção e manutenção das máquinas e equipamentos, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-12.
REFERÊNCIAS
1 – Conceitos.com. Conceito de Serra.
2 – Conecta FG. Serras Elétricas: conheça as diferenças entre os principais modelos. 2020.
3 – CONHEÇA os tipos de serra e suas aplicações. 6 jan. 2020.
4 – DISCOS de serra: quais são, diferenças e conservação. 17 jan. 2022.
5 – CASA DO SOLDADOR. Serra portátil.
6 – TRANS OBRA. Quais os tipos de serra elétrica. 13 jun. 2024.
7 – CONHEÇA todos os tipos de serra e para que servem. [S. l.], 1 nov. 2021.
8 – ISASTUR. Manual de Segurança – RISCOS DECORRENTES DA UTILIZAÇÃO DA SERRA CIRCULAR.
9 – Steinheuser, V. Proposta de adequação de segurança em uma serra circular. Jaraguá do Sul: Instituto Federal de Santa Catarina, 2019.
10 – Puma Brasil. Saiba como usar a Serra Mármore pneumática com mais segurança.
11 – PINHEIRO, Raphael. Serra tico-tico: como usar com segurança e precisão? Anhanguera Ferramentas, 4 abril 2023.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .