Sistema Respiratório – Programa de Proteção Respiratória
Publicado por INBRAEP em 22 de outubro de 2024
Você sabe quais são os órgãos do sistema respiratório? O corpo humano precisa de energia para sobreviver, e essa energia é produzida através de um processo de oxidação dos alimentos dentro de nosso organismo. Porém, durante esse processo, o corpo produz dióxido de carbono. Logo, o corpo humano precisa de um sistema orgânico que possa eliminar essa substância do sangue e, ao mesmo tempo, absorver o oxigênio presente na atmosfera. O sistema respiratório realiza essa função, permitindo a saída do dióxido de carbono e a entrada do oxigênio.
O sistema respiratório é composto por:
Cavidade Nasal
A cavidade nasal é responsável por permitir a entrada do ar através do nariz. Na respiração, o ar se desloca para o interior da cavidade nasal, onde há a presença de pelos e muco, que ajudam a filtrar as impurezas do ar, como poeiras, bactérias e microorganismos no geral.
Faringe
Após passar pela cavidade nasal, o ar chega até a faringe, que é formada por camadas de músculos revestidas por uma mucosa que realiza a defesa contra microrganismos presentes no ar e em alimentos.
Laringe
Após entrar na faringe, o ar segue em direção à laringe. Nesse local estão presentes as pregas vocais, que vibram com a passagem do ar e garantem a produção de sons.
Traqueia
A traqueia possui um formato de tubo, cercada por aneis de cartilagem que impedem o fechamento da própria traqueia. Este órgão se ramifica em duas vias aéreas menores, os brônquios principais, esquerdo e direito.
Brônquios e Bronquíolos
Os brônquios são estruturas tubulares flexíveis e elásticas, que ligam a traqueia aos pulmões, levando o ar até eles. Os brônquios também se ramificam em diversas vias menores, chamadas de bronquíolos, que possuem um diâmetro de cerca de 0,5 milímetros, com a função de levar o ar até os alvéolos.
Alvéolos Pulmonares
Os alvéolos possuem a função de realizar a hematose, ou seja, a troca gasosa, substituindo o dióxido de carbono pelo oxigênio, garantindo que o sangue fique oxigenado, e consequentemente o resto do corpo também.
Pulmão
O pulmão é o órgão mais importante do sistema respiratório, pois é onde estão sustentados os brônquios, bronquíolos e alvéolos, permitindo a hematose.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Programa de Proteção Respiratória. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para as atividades que apresentam perigos para as vias respiratórias, com ênfase na identificação das situações de risco de exposição e as medidas de prevenção. Para mais informações, acesse o curso de Programa de Proteção Respiratória.
Referências
1 – Manual MSD. Considerações gerais sobre o sistema respiratório. Jan. 2023.
2 – Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL. Sistema Respiratório.
3 – Escola Kids. Sistema Respiratório.
4 – Drauzio Varella. Faringe. 21 Out. 2014.
5 – Drauzio Varella. Brônquios. 28 Set. 2017.
6 – Mundo Educação. Alvéolos pulmonares.
7 – Brasil Escola. Pulmão.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .