Furadeiras
Publicado por INBRAEP em 5 de julho de 2024
Você conhece os tipos e funções de uma furadeira? São equipamentos elétricos destinados a executar diversos furos nos mais diversos tipos de materiais.
Há diferentes modelos de furadeiras que atendem a diversas condições de perfuração. Para a escolha da furadeira ideal, devem ser analisados aspectos como forma e dimensões da peça, número de furos, quantidade de peças, variedade de furos e grau de precisão requerido.
As furadeiras podem ser classificadas em Furadeiras Portáteis, modelo mais comum pois dão mobilidade na execução do trabalho, são tidas como manuais, pois tanto a força quanto a precisão dependem do operador. Há modelos com fio e sem fio com bateria acoplada. Seus principais tipos são: furadeira modelo simples, furadeira de impacto e as tipo martelete.
E há as Furadeiras de Bancada que possuem ótima precisão e maior potência com velocidades variáveis, permitindo um melhor controle no trabalho, conferindo eficiência e agilidade e são posicionadas verticalmente.
Os modelos de furadeira de bancada variam em tamanho e potência de acordo com a qualificação, do porte e da demanda do trabalho. Há dois tipos básicos de furadeira de bancada, também conhecidas como de coluna: as sensitivas e as não sensitivas.
As principais partes comuns entre os tipos de furadeiras são:
- Brocas: responsáveis por fazer os furos;
- Mandril: onde são fixadas as brocas;
- Limitador de profundidade: limitam a profundidade máxima dos furos;
- Controle de Reversão: altera o sentido do giro da broca;
- Empunhadeira Lateral: para dar maior firmeza na execução dos furos;
- Função Martelete: além do giro, imprime percussões, na forma de golpes contra a superfície a ser perfurada.
Ao se operar uma furadeira, independente do tipo, deve-se tomar cuidados quanto à segurança que envolvam tanto o operador quanto o entorno.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança durante os procedimentos de instalação, inspeção e manutenção das máquinas e equipamentos, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-12.
Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – INBRAEP. Introdução a NR 12. 2021. Disponível em: (colocar link do blog). Acesso em: (colocar data atual).
Referências
FURADEIRAS.
COMO USAR Furadeira? Passo a passo!.
FURADEIRAS: conheça os diferentes tipos e funções.
QUAL é a melhor furadeira para uso doméstico?.
OS PRINCIPAIS tipos de furadeira.
PARA QUE serve um martelete?.
MAKITA. MANUAL DE INSTRUÇÕES: Furadeira de Impacto.
MAKITA. MANUAL DE INSTRUÇÕES: Martelo Demolidor.
SCHULZ. MANUAL DE INSTRUÇÕES: Furadeira de Bancada.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:Furadeiras, NR12