Resíduos Industriais Radioativos
Publicado por INBRAEP em 18 de junho de 2024
Você sabe o que são resíduos industriais radioativos? Resíduos industriais radioativos são provenientes de materiais radioativos ou contaminados por átomos com uma capacidade de emitir ondas eletromagnéticas e radioativas que se alastram na atmosfera.
A maioria destes resíduos vem de indústrias como as de segmento laboratorial e de medicina, engenharia, armamento e energia nuclear, além de serem gerados em algumas atividades de agricultura. O grande problema relacionado a estes resíduos é que eles apresentam grandes riscos ao ecossistema e à sociedade quando são descartados ou acumulados de forma irregular em uma região.
Consequências do descarte inadequado de resíduos industriais radioativos
Os danos causados por resíduos industriais radioativos são diversos e costumam perdurar de 30 a 300 mil anos, a depender da composição de substâncias radioativas e da proporção da disseminação na atmosfera. Portanto, grandes taxas de liberação destes resíduos agravam completamente a estrutura físico-química de uma região contaminada, bem como desequilibra todo organismo que nela habita.
Além disso, os resíduos industriais radioativos costumam ser classificados também como rejeitos quando não podem ser reaproveitados, e nesses casos devem ser bem armazenados e isolados em locais específicos com alta proteção, pois, se vazados e descartados na natureza, causam danos gravíssimos à saúde humana, aos animais e às plantas, ou seja, a todo um ecossistema. Por exemplo, um solo contaminado por grande proporção de resíduos industriais radioativos terá a sua vegetação toda comprometida e provocará diversas doenças e alterações genéticas em animais e humanos que se alimentarem desta vegetação.
Em geral, os resíduos industriais radioativos, quando disseminados na atmosfera, geram consequências que se resumem em danos quase irreversíveis ao ecossistema e interferências no organismo humano e animal.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-25 sobre segurança e saúde no gerenciamento de resíduos industriais durante atividades de trabalho em indústrias. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento acerca dos principais tipos de resíduos industriais, seus principais impactos ao ecossistema e à saúde pública, assim como também conhecerá medidas de controle, tratamento, reaproveitamento e destinos adequados para cada classe de resíduo industrial. Assim, garantindo eficiência, confiabilidade e segurança no trabalho para a prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-25.
Referências
1 – Vertown. O que diz a lei sobre resíduos radioativos? 2023.
2 – Pensamento Verde. Conheça as principais consequências do lixo nuclear. 2019.
3 – Blog. Fertilizantes com compostos radioativos, como urânio e tório, fazem mal para a agricultura e são um ponto de preocupação.
4 – Questões Estratégicas. Resumo de Química – Elementos Radioativos.
5 – Pensamento Verde. Conheça os efeitos da radiação no meio ambiente. 2014.
6 – HISATOMI, Carolina. O que são rejeitos? ECycle.
7 – FERNANDES, Nayara. Chernobyl: o que é, onde fica e por que a região é importante.
8 – MONCAU, Gabriella. Acidentes, câncer e contaminação radioativa: o custo da energia nuclear no Brasil. Brasil de fato.
9 – Portal G1. Como o Brasil sofreu o pior acidente radioativo ocorrido fora de uma instalação nuclear no mundo.
10 – Site Sustentável. Poluição radioativa: o que é e quais os seus perigos?
11 – Proteg. SAIBA TUDO SOBRE O LENÇOL DE CHUMBO.
12 – Portal Globo. A inovadora solução da Suécia para lidar com lixo nuclear.
13 – Sanágua – Análises Químicas e Ambientais. Para Onde Vai O Lixo Nuclear? 2014.
14 – Portal Gov.br. Resíduos Industriais.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .