Perfuratriz
Publicado por INBRAEP em 21 de maio de 2024
Você conhece as perfuratrizes e seus métodos de perfuração? São máquinas pesadas e tem como principal função a perfuração de furos e poços de certa profundidade em solo ou rocha, bem como outras superfícies duras, sendo muito utilizada na mineração, construção civil, extração de petróleo, geotecnia, e várias outras áreas de aplicação.
A perfuração é feita através de uma broca fixada na extremidade da haste de perfuração da perfuratriz que pode ser em diversos diâmetros e formatos, pois existem perfuratrizes de pequeno, médio e grande porte destinadas aos mais diversos graus de complexidade de trabalho e diferentes métodos de perfuração.
Dentre os principais métodos de perfuração estão:
- Perfuração percussiva:
Seu processo consiste na elevação e queda de pesos, e a cada duas batidas ocorre um pequeno giro da broca de forma sucessiva.
- Perfuração Rotativa:
Executa os furos através da rotação em alta velocidade da haste de perfuração sob pressão constante de avanço, não havendo percussão.
- Perfuração Rotopercussiva (Martelo de Topo):
Executam os furos através de movimentos simultâneos de rotação e de percussão, ambos com alta frequência. Ambos os movimentos são providos pelo equipamento na superfície para a haste de perfuração, ou seja, os impactos são transmitidos desde o topo da haste até a broca na sua extremidade inferior.
- Perfuração Rotopercussiva (Martelo de Fundo):
Também conhecida por Furo-abaixo, DTH, (sigla para Down The Hole) ou fundo de furo. Perfuram com rotação e percussão de forma simultânea e alta frequência, porém de forma dissociada com a rotação provida pelo equipamento na superfície e a percussão provida por um equipamento acoplado na extremidade da haste dentro do furo, desta forma os impactos são aplicados diretamente na broca dentro do furo.
Uma perfuratriz pode ser um equipamento automotriz próprio para este fim, ou pode ser um cabeçote a ser acoplado ao braço de uma escavadeira, retroescavadeira, minicarregadeira, trator ou em um guindaste articulado.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança durante os procedimentos de instalação, inspeção e manutenção das máquinas e equipamentos, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-12.
Referências
1- CGF Seguros. Perfuratriz: conheça a história da máquina e suas aplicações. 16 abr. 2021.
2 – CRISTAL JR. Perfuratriz: conheça um pouco sobre esse equipamento essencial na mineração. , 3 jun. 2020.
3 – MINERAÇÃO de Cabo a Rabo. #02 Perfuração de Rocha Aula 2. 2021.
4 – MATOSKI, Adalberto. Apostila de Perfuratrizes. Curitiba: UTFP, 2009.
5 – SILVA, Victor Lorran Carvalho. Ferramentas de Controle e Gestão na Área de Perfuração de Rochas. Goiás: UFG, fev. 2018.
6 – FELIPO. O que é uma Coluna de Perfuração ou Drill String. Dicionário do Petróleo, 12 maio 2021.
7 – QUEIROZ, Wanderson. Para que serve o Perfuratriz de Rocha e quais os Tipos?. Dicionário do Petróleo, 3 abr. 2023.
8 – SANTOS, Michael Will. Perfuração e desmonte de rocha – Introdução à Perfuração de Rocha. 2021.
9 – APOSTILA de Perfuração de Rochas. Pernambuco: UFP, 2009.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:DTH, Furo-abaixo, NR 12, Percussão, Percussiva, Perfuração, Perfuratriz, Rotativa