Condições Adversas do Ambiente
Publicado por INBRAEP em 5 de março de 2024
Você sabe como agir nas condições adversas do ambiente? O trânsito pode ser uma fonte de diversos perigos e acidentes, portanto, os condutores devem prestar muita atenção nas condições adversas do ambiente, que podem se apresentar na forma de:
- Chuva e Aquaplanagem;
- Neblina;
- Vento;
- Temperatura; e
- Fumaça proveniente de queimadas.
Chuva e a Aquaplanagem
A chuva é um grande perigo para os condutores, essa condição climática faz com que a visibilidade dos condutores seja prejudicada, além de molhar as pistas, deixando elas escorregadias e propícias a acidentes.
Neblina
A neblina pode reduzir drasticamente a visão dos condutores, portanto, é sempre necessário manter uma distância segura do veículo à frente.
Vento
É comum que ventos com alta intensidade e velocidade consigam deslocar veículos, o que ocasiona em colisões e outros tipos de acidentes no trânsito.
Placa de sinalização A-44 indicando vento lateral forte com capacidade de comprometer a estabilidade do veículo.
Temperatura
As altas temperaturas, presentes principalmente no verão, costumam diminuir a pressão arterial, podendo ocasionar sonolência e até desmaios. Portanto, é fundamental o condutor sempre ter consigo uma garrafa d’água, além de evitar dirigir logo após as refeições e também evitar conduzir o veículo nos horários de maior pico do sol.
Protetor laminado para o painel
O calor não é o único fator que aumenta as chances de acidentes no trânsito, normalmente com o inverno chega o frio excessivo, que ocasiona em neblina, vidros e faróis embaçados, além de que com a queda de temperatura o óleo lubrificante se torna mais viscoso, exigindo mais da bateria do veículo, por isso, é sempre importante realizar manutenções preventivas e corretivas, caso necessário.
Além disso, em qualquer situação os pneus devem estar devidamente balanceados e calibrados.
Fumaça Proveniente de Queimadas
Com a presença das queimadas na beira das estradas, a fumaça gerada pode se expandir e cobrir as vias, diminuindo a visibilidade dos condutores. Além de que os resíduos gerados pela queimada e pela fumaça, podem diminuir a aderência dos pneus ao solo. Neste tipo de situação é necessário reduzir a velocidade e redobrar a atenção.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Direção Defensiva. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento para a prevenção de acidentes no trânsito, garantindo assim, sua eficiência e confiabilidade durante a condução de veículos. Para mais informações, acesse o curso de Direção Defensiva.
Referências
1 – Autoescola IPÊ. O ambiente.
2 – Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). RESOLUÇÃO Nº 711, DE 25 DE OUTUBRO DE 2017.
3 – Unicoon. Calor no trânsito: saiba que cuidados tomar ao dirigir no verão. 07/03/2024.
4 – Grupo Berimbau. Cuidados ao conduzir no inverno.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .