NBR 14725 – Perigos ao Meio Ambiente
Publicado por INBRAEP em 5 de outubro de 2023
Você conhece os perigos ao meio ambiente conforme a NBR 14725? Os perigos relacionados aos produtos químicos perigosos e o meio ambiente, conforme a NBR 14725, subdividem-se no perigo ao meio ambiente aquático e no perigo à camada de ozônio que substâncias ou misturas químicas podem apresentar de acordo com as propriedades de sua composição.
Perigo ao Meio Ambiente Aquático
O meio ambiente aquático pode ser considerado tanto em termos dos organismos aquáticos que vivem na água, quanto em termos do ecossistema aquático ao qual eles fazem parte. Neste sentido, os produtos químicos que apresentam perigo ao meio ambiente aquático devem ser classificados para se obter dados a respeito do nível de toxicidade que eles apresentam.
Além disso, a NBR 14725 informa que o Sistema globalmente harmonizado de classificação e rotulagem de produtos químicos, GHS, aponta elementos e propriedades básicas para a classificação de substâncias ou misturas que apresentam perigo ao meio ambiente aquático, sendo estes elementos ou propriedades alguns fatores da composição destes produtos que devem ser analisados quando em contato com o meio ambiente.
Perigo à Camada de Ozônio
Entende-se por camada de ozônio aquela composta por ozônio e localizada na camada estratosférica da terra, portanto, o perigo à camada de ozônio corresponde à propriedade de um produto químico poder destruí-la. Logo, tal perigo costuma se apresentar nas propriedades constitutivas dos halocarbonos, ou seja, espécies químicas que apresentam carbono em sua composição. Além disso, cada tipo de halocarbono varia no nível de perigo que apresenta à camada de ozônio, tendo em vista as diferentes propriedades de composição.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-26 sobre Sinalização de Segurança. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de sinalização, técnicas, e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-26.
Referências
1 – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14725. Produtos químicos — Informações sobre segurança, saúde e meio ambiente — Aspectos gerais do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS), classificação, FDS e rotulagem de produtos químicos. Rio de Janeiro, 03 de julho de 2023.
2 – Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Bioacumulação e Biomagnificação.
3 – Editora Opirus. HIDRÓLISE SALINA.
4 – Ministério do Meio Ambiente. Potencial de Destruição da Camada de Ozônio e de Aquecimento Global.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .