Instruções Gerais para Caso de Incêndios
Publicado por INBRAEP em 21 de setembro de 2023
Você sabe como proceder e quais instruções seguir em caso de incêndio?
Os incêndios podem acontecer em um instante e em casos em que o princípio de incêndio não for combatido, este iniciará um incêndio com maiores proporções e, nesses casos, é necessário seguir algumas instruções.
Independente da situação deve-se sempre manter a calma e o bom senso, se ainda for um princípio de incêndio é possível tentar apagá-lo com o extintor adequado, se não for, deve-se abandonar o local e fechar a porta, se possível desligar a rede elétrica e fechar o registro da instalação de gás.
Qualquer pessoa pode, pelos meios de comunicação disponíveis ou alarmes, alertar os ocupantes, brigadistas, bombeiros e apoio externo.
É preciso seguir as orientações dos Brigadistas bem como os sinais de saída sem pânico, correria e nunca se afastando das pessoa, ajudando quem precisa, deixando todas as aberturas fechadas sem trancá-las e todas as rotas e passagens desobstruídas dirigindo-se ao local que o brigadista indicar.
Em situações extremas não se deve retirar as roupas, se possível, mantê-las molhadas e caso peguem fogo, jogar-se no chão e rolar e, se ficar preso em um ambiente, aproxime-se de aberturas externas e procure uma forma de sinalizar sua localização.
Em locais com mais de um pavimento deve-se sempre descer até o nível da rua, nunca utilizando o elevador e sim as escadas e na presença de fumaça, nunca respirar pela boca e deve-se proteger o nariz com um pano e locomover-se de forma agachada. Não havendo saída, se fechar no banheiro, e tentar informar a sua localização;
Os brigadistas devem analisar a situação definindo a área a ser isolada e os procedimentos definidos no Plano de Emergência. Minimizar os risco e danos, combater o incêndio, quando possível, até a extinção do incêndio e a área estar fora de perigo e prestar os primeiros socorros às possíveis vítimas até que se obtenha o socorro especializado.
Ninguém espera que ocorra um incêndio. Porém, é muito importante ter um Plano de Fuga no caso de um sinistro. O incêndio pode acontecer em qualquer lugar: na sua casa, local de trabalho ou em um ambiente público.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referências
ABNT. Norma Brasileira. NBR 15219: Plano de Emergência – Requisitos e procedimentos, [S. l.], 16 abr. 2020.
CORPO DE BMBEIROS. INSTRUÇÃO TÉCNICA. INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 16/2019: Gerenciamento de riscos de incêndio, [S. l.], 4 jul. 2020.
SEFAZ (Goiás). GERÊNCIA DE SAÚDE E PREVENÇÃO. PLANO DE EMERGÊNCIA. [S. l.], 4 jul. 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .