Acidentes com vazamentos em Espaços Confinados
Publicado por INBRAEP em 13 de julho de 2023
Você conhece as técnicas de contenção e confinamento em espaços confinados?
Devido à ausência de áreas de escape, ventilação restrita, dificuldade de dispersão de gases e vapores, ambiente confinado e dificuldade de acesso, os vazamentos em espaços confinados, envolvendo principalmente produtos tóxicos e inflamáveis, podem se transformar em grandes tragédias.
Ao identificar um acidente, deve-se dar início às ações de emergência de acordo com o Plano de Resposta a Emergências e considerar aspectos específicos do produto derramado e do local do acidente de modo a definir as técnicas que serão mais adequadas e quais equipamentos de remediação serão necessários, bem como os de segurança e saúde.
É necessário efetuar as avaliações iniciais de monitoramento e delimitação das áreas afetadas e dos riscos envolvidos com o isolamento, sinalização e a eliminação de qualquer fonte de ignição. Sendo a remoção do produto vazado uma das ações primordiais a serem tomadas, bem como a escolha da melhor técnica de contenção e remoção do produto, seja ele somente uma lâmina ou maiores volumes.
A dissipação dos vapores inflamáveis acumulados deve ser promovida sempre que possível por meios naturais ou de forma forçada com as devidas tomadas de segurança antes, depois e após a remoção.
Nenhuma ação terá efeito definitivo se não for promovida a eliminação ou conserto da fonte do vazamento e a interceptação da pluma de contaminação. Por serem ações paliativas que visam a redução imediata dos riscos e extensão da contaminação, não são a solução final da contaminação, pois esta demandará medidas a longo e médio prazo que possibilitem a remediação do local e das áreas próxima que foram impactadas e seu restabelecimento às condições normais.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-20 sobre Segurança e Saúde com Inflamáveis e Combustíveis. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-20.
Referências
- CETESB. Ações Emergenciais.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .