Fatores de risco: Vibrações e como elas podem afetar no ambiente de trabalho
Publicado por INBRAEP em 6 de fevereiro de 2023
Você sabe quais são os riscos das vibrações em uma pessoa? O interessante é que ninguém fica exposto à vibração passivamente, como ocorre no ruído, no caso da vibração o contato faz parte do processo.
As pessoas que são mais atingidas pela vibração ocupacional são as que trabalham com maquinário pesado, que causa tremulações. Entretanto, quem lida com o asfaltamento de ruas ou até mesmo com a compactação de terra, são inúmeras situações.
Algumas das doenças relacionadas a esse tema é a Síndrome de Raynaud, que prejudica a irrigação de sangue nas mãos por conta da obstrução de vasos e artérias, podendo até causar necrose dos dedos.
Todavia existe uma lista de prevenções que podem ser tomadas em conjunto, empresa e colaboradores para que acidentes, doenças a longo prazo e até mesmo prejuízo no desempenho do trabalho venha a ser afetado.
Para reduzir os riscos da vibração ocupacional, técnicas de segurança do trabalho devem ser utilizadas de modo a medir as vibrações dos equipamentos e o respectivo impacto no corpo humano. E assim que detectadas as informações, a empresa deve se adequar a fim de minimizar os danos aos trabalhadores.
Uma das medidas possíveis é o uso de ferramentas com controle de impacto e luvas antivibração. Também deve ser considerado um período adequado de repouso e massagens nos dedos e braços.
É preciso ressaltar que as empresas devem dar o treinamento adequado aos funcionários, para que os equipamentos sejam utilizados de forma correta, minimizando os danos à saúde.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-17. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos ergonômicos, além de técnicas e formas de prevenção de doenças ocupacionais que irão garantir sua eficiência e confiabilidade no trabalho. Para mais informações, acesse o curso de NR-17.
Referências
1 – AMBIENTEC. Vibração ocupacional: o que é? E quais suas implicações? Canal de conteúdo. 2018.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:Ergonomia, Fatores de risco, NR-17, Vibrações