Riscos ambientais
Publicado por INBRAEP em 11 de agosto de 2022
Você sabe quais são os riscos ambientais? Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos além dos riscos mecânicos que também são conhecidos como riscos de (acidentes). Esses riscos são existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
Riscos Físicos:
Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia as quais os trabalhadores possam estar expostos, tais como:
- Ruído;
- Vibrações;
- Radiação ionizante;
- Radiação não ionizante;
- Temperaturas extremas;
- Pressões anormais;
- Umidade.
Riscos Químicos
Consideram-se agentes químicos as substâncias compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de:
- poeiras;
- fumos;
- névoas;
- neblinas;
- gases;
- vapores;
Ou que pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
Riscos Biológicos
Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
Riscos Mecânicos (Acidentes)
São variados, como falta de iluminação, probabilidade de incêndio, explosão, piso escorregadio, armazenamento, ferramenta e arranjo físico inadequados, máquina defeituosa, mordida de cobra, aranha, escorpião.
Riscos Ergonômicos
São decorrentes de local de trabalho inadequado:
- Levantamento e transporte de pesos sem meios auxiliares corretos;
- Postura inadequada;
- Repetitividade;
- Ritmo excessivo, entre outros.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-05. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-05.
Referências
1 – AQUINO, Afonso Rodrigues et al. RISCO AMBIENTAL. [S. l.]: ISBN 978-85-803-9240-1, 2017.
2 – PAOLESCHI , Bruno. CIPA: guia prático de segurança do trabalho. São Carlos – SP: Editora Érica, 2009.
3 – Portaria nº 25, de 29.12.94, do Secretário de Segurança e Saúde no Trabalho DOU de 30.12.94, Republicada no de 15.02.95
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .