Você já se perguntou como é o dia a dia dos trabalhadores do ramo do teleatendimento? Muitas vezes os atendentes levam uma rotina puxada, com cobranças excessivas, tendo que lidar até mesmo com clientes mal humorados. Desta forma, é preciso conhecer algumas questões que podem ser preocupantes com relação à saúde destes trabalhadores.
Doenças
As doenças relacionadas aos atendentes de telemarketing são extremamente sérias. As principais são:
- LER/DORT: que são as lesões por esforço repetitivo, como tendinites;
- Problemas psicológicos: como quadros depressivos, síndrome do pânico, problemas de ansiedade e insônia devido ao estresse e cobranças;
- Problemas na coluna: causados por má-postura, ao usar cadeiras inadequadas, que podem comprometer o alinhamento e a postura do colaborador.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-17. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos ergonômicos, além de técnicas e formas de prevenção de doenças ocupacionais que irão garantir sua eficiência e confiabilidade no trabalho. Para mais informações, acesse o curso de NR-17.
Referências
1 – BRASIL. NR-17, Trabalho em Teleatendimento e Telemarketing. Portaria MTP n.º 423, de 07 de outubro de 2021.
2- CORDEIRO, Bruna Kozlowski – O trabalho em Call center: A saúde do trabalhador e sua relação com a atividade. 2011
