Conheça os caminhos da energia elétrica
Publicado por INBRAEP em 14 de julho de 2022
Você sabe qual é o caminho que a energia elétrica percorre até que possamos utilizá-la, seja em nossas casas, trabalho, local de estudo, entre outros? A energia elétrica percorre um longo caminho, vamos conhecê-lo.
Estação Geradora
É o local onde a energia elétrica é gerada, processo que pode acontecer a partir da força da água, do vento, do sol, ou mediante a queima de combustíveis fósseis ou biomassa.
Ainda na usina, a energia para ser gerada, necessita do trabalho de geradores, bem perto deles, estão os transformadores que são os equipamentos que transformam e enviam a energia para os cabos de transmissão.
Subestações de transmissão
A energia sai da usina direto para subestações de transmissão, onde passa por transformadores que aumentam sua voltagem. Após isso, segue pelas linhas de alta tensão.
Redes de transmissão
Possuem torres de alta tensão, que levam eletricidade por longas distâncias. Para reduzir as perdas energéticas durante a transmissão, ela é transportada em altíssima voltagem.
A eletricidade é transportada através de cabos aéreos que percorrem longas distâncias, conectando também, além de usinas geradoras aos grandes consumidores, aqueles que adquirem energia em alta tensão, como fábricas e mineradoras, ou às empresas distribuidoras de energia, as quais vão se encarregar de transportar a energia aos consumidores de menor porte.
Subestações de distribuição
As subestações de distribuição são as unidades responsáveis pela recepção da energia elétrica proveniente de redes de subtransmissão em alta tensão. Elas estão localizadas nos próprios centros urbanos, já que são elas que distribuem a energia para as redes de distribuição.
Sistema físico de distribuição (redes de energia elétrica urbanas)
O sistema de distribuição de energia é aquele ramificado ao longo de ruas e avenidas para conectar fisicamente o sistema de transmissão que são majoritariamente os consumidores residenciais. De forma bastante distinta do sistema de transmissão, o sistema de distribuição é muito mais extenso e ramificado, pois deve chegar aos domicílios e endereços de todos os seus consumidores.
Transformador de distribuição
Os transformadores de distribuição, como todos os demais transformadores eletromagnéticos, funcionam transformando os níveis de tensão. Na grande maioria das regiões do país, os transformadores de distribuição transformam 13.800 V, ou 13,8 kV, em 220 V ou 127 V.3 Diferentemente dos transformadores de subestações, os de distribuição localizam-se nos postes de luz, podendo compor um único equipamento ou um conjunto de transformadores. A energia passa pelos transformadores de distribuição, depois, passa pela fiação que a leva até as ruas.
Consumidor final
Por fim, nas tomadas de nossa casa, a energia está disponível para utilização no mesmo momento em que é gerada, fazendo funcionar equipamentos eletrônicos e interruptores em voltagem de 127 ou 220 volts.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Redes de Distribuição. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes procedimentos envolvendo as redes, tipos de riscos aos quais poderá estar exposto, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho. Para mais informações, acesse o curso de Redes de Distribuição.
Referências
1 – AGÊNCIA NACIONAL DOS CONSUMIDORES DE ENERGIA. ANACE. O caminho da energia elétrica. [S. l.], 29 ago. 2019.
2 – FRANZIN, Mércia Branco. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE: Consumo Consciente de Energia Elétrica. [S. l.], 2014. ISBN 978-85-8015-079-7.
3 – ABRADEE. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. REDES DE ENERGIA ELÉTRICA. [S. l.], 2018.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .