Princípios da Extinção do Incêndio Florestal
Publicado por INBRAEP em 7 de julho de 2022
Você sabe quais são as fases de combate do incêndio florestal? O combate aos Incêndios Florestais é o conjunto de atividades realizadas, voltadas basicamente para a quebra do triângulo do fogo dos incêndios florestais, com a finalidade de controlar a propagação do incêndio e extinguir o fogo.
FASES DO COMBATE
1ª DETECÇÃO
A detecção consiste em identificar, localizar e comunicar a ocorrência do incêndio e a ação de combate se inicia com conhecimento da existência do foco de incêndio e a pronta mobilização da brigada. O sistema de detecção de incêndios pode ser do tipo:
- Terrestre fixo: Esse sistema de detecção é baseado na localização de pontos fixos no terreno como torres ou abrigos em pontos mais altos, ou por meio de monitoramento eletrônico com a utilização de câmeras de acesso remoto, instaladas em pontos estratégicos.
- Terrestre móvel: Sistema de detecção baseado na realização de rondas por meios terrestres com automóveis, motocicletas, quadriciclos, bicicletas, dentre outros.
- Aéreo: Sistema de detecção baseado na utilização de aeronaves ou veículos aéreos que realizam patrulhamento para o monitoramento de grandes extensões territoriais.
- Por satélite: O monitoramento de queimadas e Incêndios Florestais em imagens de satélites, é particularmente útil para regiões remotas sem meios intensivos e locais de acompanhamento, condição esta que representa grande parte do Brasil.
2ª. MOBILIZAÇÃO
É o acionamento e o deslocamento dos recursos humanos e materiais necessários para o combate.
3ª. RECONHECIMENTO
É a fase do combate na qual se reúne os dados necessários do lugar afetado pelo incêndio, com o objetivo de conhecer exatamente o que está sucedendo e constatar a presença de todos aqueles fatores que afetam o comportamento do fogo e o controle da situação, avaliando os valores ameaçados, como também as possibilidades de controle da propagação das diferentes frentes e as opções estratégicas e táticas ou métodos de combate possíveis de aplicar. Quanto maior for nosso conhecimento prévio da área, mais curta será essa etapa.
4ª. ATAQUE INICIAL
Essa fase corresponde à primeira ação de combate, que é a aplicação dos métodos de combate, é a ação tomada com os recursos disponíveis para o primeiro combate ao incêndio. No desenrolar do primeiro ataque devemos estar atentos a alterações não previstas nos fatores que influenciam o comportamento do fogo para possibilitar ajustes na estratégia e tática utilizadas.
5ª. CONTROLE
É a etapa que segue ao ataque inicial. Consiste essencialmente em, uma vez detida a frente principal do incêndio, circunscrever todo o setor do incêndio dentro de uma linha de controle ou perímetro de segurança, com o fim de evitar a propagação para além dos limites definidos pela linha de controle.
Na etapa de controle possuímos a extinção ou rescaldo que é a eliminação dos focos ardentes que permanecem dentro do setor afetado pelo incêndio, de maneira que se possam apagar completamente as chamas ou as brasas ainda existentes e evitar que o fogo reacenda e volte a propagar.
6ª. VIGILÂNCIA OU PATRULHAMENTO
Consiste na permanência de pessoal patrulhando o setor afetado pelo incêndio já extinto, de maneira a detectar todos aqueles focos ativos que ainda existem para sufocá-los e evitar que reacenda.
7ª. DESMOBILIZAÇÃO
Consiste em garantir o retorno de toda a equipe aos seus locais de origem, bem como a conferência, a limpeza e o recolhimento de todos os materiais e equipamentos utilizados.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .