Esquemas Elétricos de Redes de Distribuição
Publicado por INBRAEP em 20 de junho de 2022
Você sabe o que são esquemas elétricos? Sabe quais são os tipos existentes? E saberia interpretar um esquema elétrico? Os esquemas elétricos são definidos como uma representação gráfica das partes componentes e das ligações de um sistema, instalação ou equipamento elétrico. O profissional que elaborou o projeto tem um motivo por ter colocado essas instruções, seja para seguir normas ou para otimizar a eficiência do projeto, por isso é muito importante que elas sejam seguidas à risca.
O esquema elétrico também é um guia para a execução de toda a instalação, de forma que ele facilita a compreensão do projeto durante a execução desta instalação, possibilitando mais segurança e diminuindo as possibilidades de erros, além de ajudar a encontrar problemas e situações anormais no circuito.
Tipos de Esquemas Elétricos
Segundo a NBR 5456 (Eletricidade geral), os esquemas elétricos são divididos em quatro tipos:
- Esquema Unifilar
- Esquema Simplificado
- Esquema Multifilar
- Esquema de Fiação
É importante ressaltar que mesmo tendo a um função igual a dos diagramas, o esquema elétrico não é necessariamente um diagrama elétrico. Nos esquemas elétricos é possível utilizar diversas alternativas para explicar a ligação do circuito como por exemplo, imagens, símbolos, desenhos, palavras e outros.
Mas qual a maneira correta de interpretar um esquema elétrico?
Para interpretar um esquema elétrico e entender tudo o que há nele, é de suma importância ter conhecimento dos desenhos gráficos que representam os componentes elétricos e eletrônicos, pois junto da simbologia, os desenhos fazem a interpretação do esquema ser possível.
Os componentes de um esquema são identificados normalmente através de letras, que na maioria das vezes estão maiúsculas. Para os esquemas elétricos, as letras são chamadas de símbolos literais, enquanto as imagens são chamadas de símbolos gráficos. Normalmente, o esquema virá com uma legenda representando o que são todos os seus símbolos gráficos e símbolos literais. Quando este não acompanhar uma legenda, vale a pena verificar as normas da sua região para saber o que representa cada símbolo gráfico.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Redes de Distribuição. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes procedimentos envolvendo as redes, tipos de riscos aos quais poderá estar exposto, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho. Para mais informações, acesse o curso de Redes de Distribuição.
Referências
1– ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5456 – Eletricidade Geral. Brasil, 2010.
2 – MATTEDE, Henrique. Esquema elétrico, diagramas e simbologias! Conceitos de eletricidade Mundo Elétrica.
3 – ATHOS, Electronics. Esquema Elétrico, Diagrama elétrico e símbolos. São Paulo, 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .