Prevenção de Riscos Ocupacionais
Publicado por INBRAEP em 14 de março de 2022
Você já observou o que acontece quando enfileirarmos pedras de um dominó e depois empurramos uma delas? Todas as demais, na sequência, acabam caindo, até derrubar a última pedra. Podemos imaginar que algo semelhante acontece quando um acidente de trabalho ocorre. Dessa forma, a lesão sofrida por um trabalhador, no exercício de suas atividades profissionais, obedece a uma sequência de quatro fatores, sendo:
- O ambiente social do trabalhador envolve dois subfatores principais, a hereditariedade e a influência.
- A causa pessoal de acidentes está relacionada ao conjunto de conhecimentos e habilidades, e com as condições de momento que cada um está atravessando.
- A causa mecânica diz respeito às falhas materiais existentes no ambiente de trabalho, que podem expor as pessoas a acidentes.
- Assim, para evitar que os acidentes ocorram, devemos controlar os fatores que antecedem o acidente: o ambiente social, a causa pessoal e a causa mecânica.
Medidas de prevenção contra os fatores de risco
Para adotar medidas efetivas na prevenção de acidentes, é necessária a realização de análises no contexto de trabalho. A partir dessas análises, é possível desenvolver medidas para frear os fatores de risco, como por exemplo:
- No caso da hereditariedade, sabemos que não é possível interferir nas características genéticas de uma pessoa, mas é possível influenciar sua conduta proporcionando um ambiente social rico em exemplos positivos.
- As causas pessoais também podem ser neutralizadas, observando-se a adaptação do trabalhador ao seu trabalho, e proporcionando-lhe cuidados médicos e assistenciais adequados.
- A remoção da causa mecânica é o fator que mais reduz a probabilidade de um acidente ocorrer.
É indicado que as empresas possuam grupos de pessoas responsáveis pela aplicação dessas medidas de prevenção, como:
- O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento para a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, garantindo assim, sua eficiência e confiabilidade nas atividades e extinção de possíveis riscos no ambiente de trabalho. Para mais informações, acesse o curso da CIPA.
Referencias
1 – Chirmici, Anderson. Introdução à segurança e saúde no trabalho / Anderson Chirmici, Eduardo Augusto Rocha de Oliveira. – 1. ed – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
2 – SILVA, Renata Moreira de Sá. HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO (HST) PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Editora IFB . Instituto Federal de Brasília (IFB). Brasília – DF 2013.
3 – SOARES, Eva Bessa. FILHO, Wagner Ragi Curi. Olhares sobre a prevenção dos acidentes de trabalho. Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Produto & Produção, vol. 16 n.4, p. 84-103,dez. 2015.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .