Tipos de Redes de Distribuição
Publicado por INBRAEP em 18 de fevereiro de 2022
Você sabia que existem diferentes tipos de redes de distribuição? Já ouviu falar em redes aéreas e subterrâneas? E sabe quais são as mais utilizadas nas regiões urbanas e rurais? No Brasil existem dois tipos de redes de distribuição que são dependentes de normas técnicas e de investimento para suas instalações e manutenções, sendo elas:
- Redes de distribuição aéreas; e
- Redes de distribuição subterrâneas.
Esses tipos de redes podem ser encontrados nas regiões urbanas e rurais, porém, as redes de distribuição aéreas são predominantemente mais usadas no país, vamos entender por qual motivo a seguir.
Redes Aéreas
As redes de distribuição aéreas são suportadas por postes e facilmente encontradas em ruas e avenidas das cidades brasileiras, podendo ser divididas em três tipos:
- Rede de Distribuição Aérea Convencional;
- Rede de Distribuição Aérea Compacta; e
- Rede de Distribuição Aérea Isolada.
Rede de Distribuição Aérea Convencional: É composta por condutores nus de alumínio, apoiados sobre isoladores de vidro ou porcelana e fixados sobre cruzetas de madeira ou de concreto, em circuitos de alta ou de baixa tensão.
Rede de Distribuição Aérea Compacta: Diferente da rede aérea convencional, a rede aérea compacta é um conjunto formado por cabo de aço (também conhecido como cabo mensageiro) e cabos cobertos ou protegidos, fixados em estruturas compostas por braços metálicos, espaçadores losangulares ou separadores de fase confeccionados em material polimérico. Porém, esses condutores protegidos são apenas encapados, não podem ser considerados como isolados eletricamente por não terem seu campo elétrico confinado.
Rede de Distribuição Aérea Isolada: São utilizados três condutores isolados, trançados e reunidos em torno de um cabo mensageiro neutro de sustentação da estrutura. Nesta rede, são necessários cabos condutores com camadas semicondutoras, que são chamados de cabos multiplexados. Diferente da rede compacta, esses cabos são bastante protegidos e isolam o campo elétrico em seu interior.
Redes Subterrâneas
Chamadas pelas normas técnicas brasileira de instalações elétricas de linhas enterradas, as redes subterrâneas são as redes de distribuição localizadas abaixo do solo. Este tipo de rede apresenta maior confiabilidade e menores custos com operação e manutenção ao longo do tempo, além de minimizar a poluição visual de cabos causada pelas redes aéreas. No entanto, sua instalação é extremamente mais cara do que as das redes aéreas, o que limita o seu uso a centros históricos que não podem sofrer modificações e a cidades planejadas, como no caso de Brasília.
Na estrutura das redes subterrâneas, assim como as redes aéreas, elas também devem seguir uma série de normas técnicas para o funcionamento adequado da rede.
Redes de Distribuição Rural – RDR
No caso das redes de distribuição de energia das regiões rurais, a instalação das redes aéreas são predominantes. Nestas regiões, recomenda-se optar pela utilização das redes convencionais com estruturas tipo P, que não utilizam cruzetas em sua montagem. 1 – 8 No entanto, mesmo que as recomendações técnicas sejam de optar por instalações de redes aéreas convencionais do tipo P, as rede aéreas convencionais com cruzeta são facilmente encontradas nas regiões rurais.
Redes de Distribuição Urbana – RDU
Em relação às regiões urbanas, as redes de distribuição aéreas são maioria, pelo fato de terem um menor valor de custo na instalação, assim como nas regiões rurais . Por outro lado, as redes aéreas urbanas dependem de manutenção constante em decorrência de toques eventuais que causam curtos-circuitos na rede, principalmente em áreas arborizadas.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-10 sobre Riscos em Eletricidade. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Redes de Distribuição.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .