Tipos de sistemas de proteção individual de quedas
Publicado por INBRAEP em 8 de dezembro de 2021
Você conhece os sistemas de proteção individual de quedas? Para que os trabalhadores que exercem atividades em altura estejam devidamente protegidos de riscos que foram identificados, é necessário que seja implementado sistemas de proteção contra quedas com seus determinados equipamentos de proteção. Os sistemas que podem ser escolhidos são o de prevenção de uma queda ou um que retém uma queda. Vamos ver a seguir os tipos de sistemas de proteção individual contra quedas, que podem ser:
Sistemas de acesso por corda: Se o método do trabalho planejado for de usar duas linhas separadamente fixadas, uma como meio de suporte e a outra como segurança, para acesso e para a saída do local de trabalho, e se ambas as linhas forem presas ao cinturão de segurança do usuário, é preciso que seja utilizado um sistema de acesso por corda de acordo com as recomendações das normas regulamentadoras. Este sistema serve na maioria das vezes como complementação de outros.
Sistemas de retenção de queda: Quando o usuário perder o contato físico controlado com a superfície de trabalho existirá uma queda livre, deste modo, é importante que seja utilizado um sistema de retenção de queda. Este sistema consiste em um cinturão de segurança tipo paraquedista, uma ancoragem apropriada e um dispositivo de união que tem a capacidade de absorção de energia fornecendo um meio de fixação entre o trabalhador e a ancoragem, por exemplo, talabarte de segurança ou um trava-queda retrátil.
Sistema de posicionamento no trabalho: Se o método de trabalho planejado for para o usuário estar em uma posição parcialmente ou inteiramente sustentada, o sistema adequado será um sistema de posicionamento no trabalho. O sistema de posicionamento no trabalho utilizado como suporte inicial, inclui um sistema de retenção de queda, de forma que se houver um erro do operador ou falha do suporte, uma queda será prevenida ou retida. Um sistema de acesso por corda pode ser usado para o posicionamento no trabalho.
Sistemas de restrição: Sistemas de restrição são usados para impedir os usuários de alcançar zonas onde existe o risco de queda com diferença de nível, esses sistemas envolvem a conexão do usuário com a estrutura por meio de um talabarte de segurança ou uma linha de ancoragem.
Desta forma, podemos notar que existem diferentes sistemas de proteção para trabalhos em altura que atendem necessidades específicas com o intuito de estabelecer maior conforto durante as atividades e proteger o trabalhador diante de situações de risco.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-35 – Trabalho em Altura com a finalidade de educar para práticas seguras durante a realização desta atividade com suas determinadas exigências. Garantindo assim, a eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas situações. Para mais informações, acesse NR-35 Trabalho em Altura.
Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16489. Sistemas e equipamentos de proteção individual para trabalhos em altura — Recomendações e orientações para seleção, uso e manutenção. Rio de Janeiro, ABNT, 10 de julho de 2017.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .