A Influência da Topografia nos Incêndios Florestais
Publicado por INBRAEP em 7 de abril de 2021
Você sabe como a topografia influencia os incêndios florestais? A topografia afeta os incêndios florestais indiretamente ao exercer grande influência sobre o clima e sobre a vegetação, consequentemente sobre o material combustível. As principais variáveis topográficas que interagem, tanto com o clima, quanto com a vegetação, são a altitude, a exposição e a inclinação.
- ALTITUDE
Locais de baixa altitude apresentam o ar menos rarefeito e com as temperaturas mais altas, por isso a estação de risco de incêndio é mais longa.
- EXPOSIÇÃO
A exposição se refere à direção do terreno em relação aos pontos cardeais, Norte, Sul, Leste e Oeste. Grande parte do Brasil está ao sul do Equador e com isso, as encostas voltadas para o norte recebem os raios solares que transmitem mais calor e como consequência aquecem mais esta face do que as outras.
- INCLINAÇÃO
A inclinação exerce forte influência no comportamento do fogo. Em área inclinada, quando o fogo se inicia na parte inferior do aclive, ocorre maior proximidade das chamas com o material combustível, e além disso, o ar quente, por ser mais leve, tende a subir, formando ventos no sentido da subida. Como consequência, o material combustível da parte superior seca e aquece mais rapidamente, causando a sua combustão com maior intensidade.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
REFERÊNCIAS:
DEFESA CIVIL MG. UOV – Universidade On-line de Viçosa. Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal. MG.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (ICMBio). Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Manual para Formação de Brigadista de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Brasília, 2010.
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E ADM. PENITENCIÁRIA. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COMANDO GERAL. MANUAL OPERACIONAL DE BOMBEIROS: PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS. Goiânia – GO, 2017.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:Altitude