O que é Potência elétrica?
Publicado por INBRAEP em 12 de novembro de 2020
Você sabe o que é potência elétrica? Ao decorrer da nossa vida nós já ouvimos alguma vez a palavra potência, falamos que um chuveiro elétrico é de alta potência quando ele esquenta bastante, ou quando falamos da potência do motor de um carro pra saber se ele é mais rápido que outro.
A potência elétrica pode ser definida como a conversão de energia elétrica em outra energia útil ao ser humano. No caso do chuveiro, quanto maior a potência elétrica, maior a quantidade de calor que ele gera para aquecer a água.
Em um elemento consumidor de energia, a potência elétrica representa a taxa de consumo de energia elétrica em determinado tempo, ou seja, a sua velocidade de consumo. A unidade de medida da potência elétrica é o watt, simbolizado pela letra W.
Potência Elétrica em Corrente Contínua:
Como sabemos a corrente continua sempre flui na mesma direção entre dois terminais. Exemplo: Os terminais positivo e negativo de uma bateria são sempre, respectivamente, positivo e negativo.
Potência Elétrica em Corrente Alternada:
Na corrente alternada, a direção da corrente se inverte, ou se alterna, a grande vantagem que a corrente alternada proporciona para a rede elétrica é o fato de ser relativamente fácil alterar a tensão da energia, por meio de um dispositivo denominado transformador. As empresas de energia economizam muito dinheiro dessa forma, usando tensões muito altas para transmitir energia por longas distâncias. Quando se trata de circuitos de corrente alternada, ocorre uma defasagem, ou seja, ocorre uma diferença entre tensão e corrente. Isso nos leva a considerar três tipos de potência:
- A Potência Ativa é a potência que realmente realiza trabalho no sistema, é a potência paga para a concessionária de energia elétrica.
- A Potência Reativa é a potência desperdiçada pelo sistema, esta potência não influencia na leitura fornecida pelo medidor de energia porque ela entra no circuito logo é devolvida. e
- A Potência Aparente é a potência total que o sistema retira da rede de alimentação, ou seja, a soma da potência ativa e potência reativa.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-10 sobre Riscos em Eletricidade. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-10.
Referências
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS – CETAM. Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil. Fundamentos de Eletricidade: Eletricidade. [S. l.], 2011.
ANEEL. Agência Nacional de Energia Elétrica. Potência elétrica. [S. l.], 2015.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA. CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM TELECOMUNICAÇÕES. GRANDEZAS ELÉTRICAS – CONCEITOS BÁSICOS: Intensidade de corrente elétrica. [S. l.], 2019.
BRAIN, MARSHALL et al. How Electricity Works. [S. l.], 2017.
ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI – EPUSP. Potência em Corrente Alternada. São Paulo, 2020.
DHARAN, Gokul. Alternating current. [S. l.], 2018.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .