Atitudes a se tomar em casos de Urgências coletivas
Publicado por INBRAEP em 4 de junho de 2020
Acidentes que ocorrem em locais onde há aglomeração de pessoas costumam envolver um grande número de vítimas e, nesses casos, o atendimento costuma ser muito confuso. Ao se deparar com uma urgência coletiva, a pessoa deve, antes de qualquer atitude, manter a calma, a paciência, ter capacidade de liderança e bom senso, bem como tentar tomar as seguintes medidas:
- Providenciar comunicação imediata com os serviços de saúde, defesa civil, bombeiros e polícia;
- Isolar o local para proteger vítimas e demais pessoas;
- Determinar locais diferentes para a chegada dos recursos e saída das vítimas;
- Verificar a possibilidade de retirar as vítimas que estejam em local instável, quando estas estiverem conscientes e em condições de se movimentar;
- Determinar as prioridades de atendimento, fazendo uma triagem rápida das vítimas para que as mais graves possam ser removidas em primeiro lugar;
- Providenciar também o transporte, de forma adequada, das vítimas que não possuem condições de se movimentar sozinhas ou que estejam inconscientes. Este transporte deve ser realizado somente quando a vítima estiver correndo risco ao permanecer no local e deve ser feito de forma adequada para não prejudicar as lesões.
Ninguém deseja passar por esta situação, mas, caso ocorra, é preciso ter um mínimo de preparo para não tomar atitudes desesperadas. Por isso, é fundamental usar o bom senso ao se deparar com um acidente com diversas vítimas.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Primeiros Socorros. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados diante de acidentes ou emergências, que irão contribuir para a proteção e saúde das vítimas e colaborar com a prevenção de riscos. Para mais informações, acesse nosso curso de Primeiros Socorros.
Referências
SENAC. Primeiros Socorros: como agir em situações de emergência – 3.ed. – São Paulo: Senac.
Brasil, Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro.Fundação Oswaldo Cruz, 2003.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .