Modelos de EPI para proteção das mãos
Publicado por INBRAEP em 4 de novembro de 2019
Como os trabalhadores utilizam principalmente as mãos nos serviços, o ideal é que sejam utilizados os equipamentos de proteção individual para as mãos, as luvas protegem essa parte do corpo que ocupam o primeiro lugar entre as partes mais atingidas nos acidentes.
As luvas de segurança têm como função, proteger as mãos, os pulsos e os braços dos trabalhadores dos mais variados riscos no ambiente de trabalho, nos quais estão: riscos químicos e biológicos, como bactérias e fungos e riscos mecânicos, como cortes, perfurações e queimaduras.
O profissional em segurança do trabalho tem a obrigação de adquirir os EPIs da empresa em que trabalha. No caso das luvas de proteção, ele precisará considerar algumas coisas, como o tamanho da mão do trabalhador e o tipo de material, textura e tamanhos das luvas.
Segundo a Norma Regulamentadora Nº6, podem ser destacados os seguintes Equipamentos de Proteção Individual para proteção das mãos, que deverão ser utilizados pelos empregadores e empregados.
Luvas: servem para proteção das mãos contra diversos tipos de riscos, como cortes, agentes químicos, radiações, eletricidade, entre outros.
Creme protetor: protege os membros superiores contra agentes químicos.
Dedeira: protege os dedos contra agentes abrasivos e escoriantes.
As luvas usadas por trabalhadores nas mais variadas áreas devem estar em perfeito estado e não possuir buracos e nem cortes. Todo profissional que precisar usar luvas de segurança no trabalho deve usar de acordo com o tamanho de suas mãos. O material da luva vai de acordo com a necessidade e escolhido pelo profissional de segurança do trabalho. No caso de as luvas sofrerem algum dano, é necessário falar com o responsável e trocar o equipamento.
Para que os EPI’s para membros superiores sejam mantidos em bom estado, deve-se ter alguns cuidados durante seu armazenamento e lavagem, como:
- É preciso limpar as mãos e certificar-se que estejam secas antes de usar os EPI’s para membros superiores;
- Ao final das atividades, guarde-as em local adequado, distante de umidade;
- Depois de utilizar os EPI’s, eles podem ser armazenados dentro de estojo ou embalagem caso seja possível;
- As luvas não devem ser guardadas dobradas, comprimidas ou de modo que cause enrugamentos ou compressão;
- Os EPI’s podem ser lavados com sabão ou detergente neutro, sem deixar de molho;
- Depois de lavar, deve-se retirar o excesso de água com um pano seco, se preferir poderá ser colocado para secar do avesso ou à sombra em local ventilado;
Então, ao trabalhar em uma profissão que corre risco de machucar as mãos de alguma forma, não abra mão dos equipamentos de proteção para membros superiores, pois podem evitar diversos acidentes no ambiente de trabalho.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-06 sobre Equipamento de Proteção Individual. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas situações. Para mais informações, acesse o curso de NR-06.
REFERÊNCIAS
BLOG DO DAZZLE. A importância das luvas de segurança no ambiente de trabalho. Tudo Sobre Segurança do Trabalho, [S. l.].
BRASIL, NR 6 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI, Portaria n.º 3.214, de 08 de junho de 1978.
CHESF. Especificação técnica de luvas de segurança. 26 set. 2007.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .