Qual a importância do EPI?
Publicado por INBRAEP em 16 de setembro de 2019
A principal função dos Equipamentos de Proteção Individual é garantir a preservação da segurança e saúde dos trabalhadores durante a realização das atividades que apresentam riscos que ameaçam seu bem-estar. Estes EPIs só devem ser utilizados quando o controle dos riscos não eliminar por completo os perigos aos trabalhadores.
A norma regulamentadora número 6 determina o uso dos equipamentos e estabelece que eles sejam fornecidos gratuitamente aos empregados para que possam desempenhar de formas eficaz suas funções. No entanto, não basta que as empresas forneçam EPI sem que os usuários os utilizem de forma correta, se o equipamento for utilizado sem conscientização pode até mesmo gerar mais acidentes.
Por se tratar de um assunto que evolui dependendo das inovações a respeito da segurança dos trabalhadores, é necessário que os usuários recebam um treinamento periodicamente para que não cometam erros durante a utilização e conservação de seus EPIs, assim como não deixem de utilizar por acreditarem em boatos a respeito dos equipamentos.
A NR-06 lista os Equipamentos de Proteção Individual, subdividindo em grupos, como proteção de cabeça, proteção de olhos e face, proteção respiratória, dentre outros, facilitando a organização no momento de controlar os riscos à saúde e segurança do trabalhador.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-06 sobre Equipamento de Proteção Individual, neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e uso de equipamentos que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas situações. Para mais informações, acesse: Curso de EPI.
Referências
MERHI, Daychoum. Manual de sobrevivência a reformas. Rio de Janeiro: Brasport Livros e Multimidia Ltda, 2008.
WRUBEL, ANDRÉA. A UTILIZAÇÃO DE EPI’S NA CONSTRUÇÃO CIVIL. Curitiba, 2013.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .