Condições Atmosféricas
Publicado por INBRAEP em 30 de janeiro de 2023
Você sabe a relação entre as condições atmosféricas e o trabalho? Durante a formação das nuvens, ocorre uma separação de cargas elétricas, de modo que, geralmente, as partes das nuvens mais próximas da terra ficam eletrizadas negativamente ou positivamente, enquanto as partes mais altas adquirem cargas contrárias.
Você já ouviu falar em rigidez dielétrica?
É um sinônimo para isolante elétrico, tipo de material que dificulta a passagem de corrente elétrica, ou seja, é um material isolante, que possui um limite para sua capacidade isolante, esse limite é a rigidez dielétrica, que é quando o material passa a apresentar falha e perde sua capacidade isolante, passando a ser um condutor elétrico.
O ar atmosférico é um meio isolante e quando essa resistência dielétrica é rompida, ocorre o fenômeno responsável pela formação das descargas elétricas atmosféricas, os raios.
Os raios matam mais pessoas do que furacões ou tornados e o Brasil tem sido recordista mundial em incidência por quilômetro quadrado, pelo fato do Brasil ser o maior país tropical do mundo e são nos trópicos em que ocorrem as maiores tempestades do Globo.
Os Sistemas de Proteção contra as Descargas Elétricas, também conhecidos como sistemas de para-raios, podem ser utilizados para proteção do patrimônio e das pessoas. Os mais comuns são os da gaiola de Faraday e o tradicional Franklin.
Como geralmente as atividades de trabalho estão inter-relacionadas com o meio ambiente e com tempo adverso, é importante tomar todos os cuidados necessários com descargas atmosféricas, pois as tarefas podem estar relacionadas a estruturas metálicas, de modo que os empregados fiquem expostos ao risco.
INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-10 sobre Riscos em Eletricidade. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos, além de técnicas e formas de prevenção de acidentes que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-10.
Referências
1 – SCHEKIERA, Erich. Segurança em instalações e serviços com eletricidade em 40 horas. SP: TCA – Treinamento Profissional. Acesso em: 13 jan. 2020.
2 – GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SP). Secretaria de Estado da Saúde. Raios matam em média 120 pessoas no Brasil. Saiba como se proteger. [S. l.], [201-]. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-controle-de-doencas/homepage/noticias/raios-matam-em-media-120-pessoas-no-brasil.-saiba-como-se-proteger. Acesso em: 12 mar. 2020.
3 – HELERBROCK, Rafael. “O que é rigidez dielétrica?”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-rigidez-dieletrica.htm. Acesso em 04 de novembro de 2022.
4 – PARA-RAIOS. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/o-funcionamento-pararaios.htm. Acesso em: 4 nov. 2022.
5 – OS 3 sistemas de proteção contra raios mais comuns. [S. l.], 7 nov. 2022. Disponível em: https://www.desterroeletricidade.com.br/blog/eletrica/os-3-sistemas-de-protecao-contra-raios-mais-comuns/. Acesso em: 4 nov. 2022.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .