Acidente vascular cerebral AVC ou AVE Acidente vascular encefálico
Publicado por INBRAEP em 14 de julho de 2021
Você sabe o que é o Acidente Vascular Cerebral? Sabe como é causado e quais os primeiros socorros diante dessa situação? O Acidente Vascular Cerebral – AVC ou Acidente Vascular Encefálico – AVE, conhecido também como derrame, ocorre quando o fluxo sanguíneo do cérebro é interrompido por um período suficiente para causar danos, o que dá início a uma disfunção cerebral. O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade a longo prazo em todo o mundo.
Ataque isquêmico transitório AIT
Um ataque isquêmico transitório (AIT), é um “mini-AVC” que geralmente antecede um AVC isquêmico. Nesta condição, o fluxo sanguíneo é temporariamente prejudicado para a parte do cérebro, causando sintomas semelhantes a um derrame real e quando o sangue flui novamente, os sintomas desaparecem. Os Ataques isquêmicos transitórios geralmente duram em torno de quinze a vinte minutos e depois desaparecem.
Causas gerais do Acidente Vascular Cerebral
O AVC tem quatro causas gerais, que são o trombo, a embolia, a hemorragia e a compressão.
O trombo é uma coagulação de sangue nos vasos sanguíneos, a embolia acontece quando um coágulo se desenvolve em alguma parte do organismo e se desloca para uma artéria cerebral, a hemorragia ocorre quando há rompimento de um vaso sanguíneo e a compressão surge quando um vaso cerebral é comprimido interrompendo o fluxo sanguíneo. O AVC isquêmico é causado geralmente pelo trombo mas pode ser ocasionado pela embolia e compressão, já o AVC hemorrágico pode ser ocasionado tanto pela hemorragia quanto pela compressão se uma artéria for rompida.
Sinais de AVC:
Quando tratamos dos sinais de AVC, entre os mais comuns estão a vítima apresentar um dos lados da face inclinando para um lado e notar que ao tentar levantar os dois braços na posição horizontal, um dos braços da vítima fica mais baixo que o outro, também é comum que a pessoa apresente dificuldade na fala ou um discurso distorcido. É importante verificar o nível de consciência do paciente, somente pacientes com acidentes vasculares grandes ou envolvendo o tronco encefálico apresentam inconsciência total, esses sinais indicam lesão cerebral significativa.
Primeiros Socorros em pacientes que apresentam sintomas de AVC:
- Se for possível leve a vítima para atendimento médico, se a vítima estiver inconsciente ou não houver a possibilidade de levá-la para o atendimento, ligue imediatamente para os serviços de emergência;
- Caso a pessoa esteja inconsciente, verifique sua respiração. Na hipótese da pessoa não estar respirando, inicie imediatamente as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar;
- Se a vítima estiver consciente e com dificuldades para respirar, afrouxe qualquer roupa apertada, como gravatas ou cachecol;
- Verifique se a pessoa está em uma posição segura e confortável, de preferência, se for possível, coloque-a de lado, com a cabeça levemente elevada e apoiada enquanto aguarda a chegada do Serviço Médico de Emergência;
- Se houver vômito, desobstrua as vias;
- Procure tranquilizar a vítima com calma;
- Mantenha a pessoa aquecida, mas não em excesso;
- Não dê nada para comer ou beber;
- Caso a pessoa esteja demonstrando alguma fraqueza em um membro, evite movê-la;
- Observe a pessoa cuidadosamente para qualquer alteração de condição. Esteja preparado para informar a emergência sobre os sintomas e certifique-se de mencionar se a pessoa caiu ou bateu com a cabeça, caso tenha presenciado essa situação.
Não é necessário, no momento da ocorrência, avaliar qual o tipo de AVC, os primeiros socorros são os mesmos.
Certas condições crônicas aumentam o risco de derrame, isso inclui pressão alta, colesterol alto, diabetes e obesidade. Tomar medidas para controlar essas condições pode reduzir o risco.
Sendo assim, podemos entender que aprender a reconhecer os sintomas de um ataque isquêmico transitório ou AVC e saber relatá-lo rapidamente pode salvar vidas.
Importante: Se uma pessoa apresentar algum desses sintomas leve-a imediatamente a um pronto socorro.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Primeiros Socorros. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de procedimentos a serem realizados diante de acidentes ou emergências, que irão contribuir para a proteção e saúde das vítimas e colaborar com a prevenção de riscos. Para mais informações, acesse nosso curso de Primeiros Socorros.
REFERÊNCIAS
O‘CONNOR, Frank. Advanced First Aid for First Responder on Scene: Stroke. In: ADVANCED First Aid for First Responder on Scene: Stroke. [S. l.]: Xlibris, 2014. cap. 5, p. 134-142. ISBN 1493141457.
HAFEN, Brent Q. et al. Primeiros Socorros Para Estudantes: Acidente vascular cerebral. 7. ed. São Paulo: Manole, 2002.
MCDERMOTT, Annette. First Aid for Stroke: First steps if you think someone is having a stroke. [S. l.], 4 jun. 2018.
VIANA, , Paulo et al. Manual de primeiros socorros para cuidadores de idosos: Acidente vascular cerebral. Porto ALegre: Edipucrs, 2017.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .