Tipos de Fonte de Ignição
Publicado por INBRAEP em 26 de janeiro de 2023
Você sabe quais são as responsabilidades do empregador acerca do EPI? E quais são as medidas de controle das fontes de ignição? Todo o incêndio começa no processo de combustão, para que esse processo tenha início é necessária uma fonte de ignição. Ela é o agente que reage na mistura do combustível e comburente, fornecendo através dessa interação a energia mínima para o início do processo de combustão e, por consequência, o início de um foco de incêndio.
Conforme a NR-20, em relação a segurança e proteção da saúde de trabalhadores nas operações com inflamáveis e combustíveis, os empregadores devem implementar medidas específicas para o controle da geração, acúmulo e descarga de eletricidade estática em áreas sujeitas à existência de atmosferas inflamáveis, procurando preencher os requisitos básicos de normas técnicas nacionais e em caso dessas não abrangerem uma situação específica, devem ser utilizadas normas técnicas internacionais.
Nos trabalhos que envolvam a utilização de equipamentos que possam gerar chamas, calor ou centelhas, em locais suscetíveis à existência da atmosfera inflamável, deve ser obtida uma permissão de trabalho antes do início das atividades.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-20 sobre Segurança e Saúde com Inflamáveis e Combustíveis. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de NR-20.
Referências
1 – Riscos de Incêndio. [S. l.], [s. D.]. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Disponível em: acidentes/incendio. Acesso em: 29 nov. 2022.
2 – MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR-20 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2022.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .