Procedimentos para a realização de exercícios simulados de emergência
Publicado por INBRAEP em 28 de julho de 2021
Você sabe o que são os exercícios simulados de emergência e como eles são realizados?
Os simulados de emergência se caracterizam como exercícios práticos que implicam na mobilização de recursos e pessoas para avaliar, em tempo real, o processo de remoção de pessoas de áreas com risco de emergência.
Tem como objetivo, entre outros aspectos, avaliar as ações realizadas, os recursos empreendidos e promover a capacitação e treinamento das equipes para enfrentar adequadamente uma situação de emergência.
Como devem ser realizados os simulados de emergência?
Devem ser realizados exercícios em cenários simulados para cada hipótese acidental identificada no plano de emergência da planta.
Para as plantas classificadas como de risco baixo e médio:
Deve ser realizado pelo menos um exercício simulado completo a cada 12 meses, podendo ser realizados exercícios simulados parciais divididos por setor, área, edificação, processos, entre outros, desde que, ao final do período de 12 meses, toda a planta seja contemplada.
Para as plantas classificadas como de risco alto:
Devem ser realizados exercícios simulados parciais pelo menos a cada 6 meses e completos a cada 12 meses. Após o simulado, deve ser realizada uma reunião para a avaliação crítica e de não conformidades, para posteriores recomendações de melhorias. Deve ser elaborada uma ata.
Deve ser avaliada a necessidade de informar previamente a população vizinha do local do exercício simulado.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas de Segurança do Trabalho que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
REFERÊNCIAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros de São Paulo. ABANDONO DE EDIFICAÇÕES. [S. l.], 2020.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .