Como ocorre a Inspeção e manutenção em extintores de incêndio?
Publicado por INBRAEP em 20 de abril de 2020
A inspeção é um exame periódico, efetuado por pessoal habilitado, que se realiza no extintor de incêndio com a finalidade de verificar se este permanece em condições originais de operação. Já a manutenção é serviço efetuado no extintor de incêndio com a finalidade de manter as condições originais de operação deste após a utilização ou quando requerido por uma inspeção.
Todo extintor deverá ter uma ficha de controle de inspeção. O relatório de inspeção deve conter, algumas informações como: data de inspeção, identificação do extintor e identificação da empresa executante. Eles devem ser inspecionados, visualmente, a cada mês, examinando seu aspecto externo, os lacres e os manômetros, caso o extintor for do tipo pressurizado, verificando se o bico e válvulas de alívio não estão entupidos.

Os extintores de incêndio devem passar por diferentes manutenções podendo ser a de primeiro, segundo ou terceiro nível, realizadas conforme as exigências de cada uma, em que serão verificados aspectos específicos de cada extintor. Por serem equipamentos essenciais no combate inicial dos incêndios, essas inspeções e manutenções não devem ser ignoradas já que irão garantir maior segurança diante de emergências.

O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de Brigadista Básico de Prevenção e Combate a Incêndios. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e de EPIs que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo, assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas circunstâncias. Para mais informações, acesse o curso de Brigadista.
Referências
MORAES, Tiago. Combate a incêndio e noções básicas em primeiros socorros. [S. l.: s. n.], 2016
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12962. Extintores de Incêndio – Inspeção e manutenção, Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2016.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .