Modelos de EPI Corpo Inteiro
Publicado por INBRAEP em 11 de outubro de 2019
A norma regulamentadora n° 6 atribui equipamentos de segurança para o corpo inteiro conforme o risco que a atividade pode causar ao trabalhador, dentre seus equipamentos podemos citar dois modelos mais utilizados que são: macacões e conjuntos.
Os Equipamentos de Proteção Individual para Corpo Inteiro fornecem proteção contra diversos riscos por meio dos diferentes materiais que são confeccionados. Através da análise que o empregador fará sobre os riscos no ambiente de trabalho poderá ser feita a escolha adequada de cada equipamento, observe a seguir alguns modelos de EPIs para proteção do corpo:
Para a proteção contra agentes mecânicos: o macacão industrial e o conjunto para motosserrista.
Para a proteção contra agentes químicos: o macacão contra agentes químicos com e sem capuz.
Para a proteção contra riscos elétricos: conjunto para eletricista de risco II e IV.
Para a proteção contra agentes térmicos: conjunto para baixas temperaturas e o macacão de PVC.
Quando tratamos do uso e armazenamento desses EPI’s, é preciso levar em consideração que apesar de serem confeccionados com materiais diferentes existem algumas atribuições que servem para sua maioria, como:
- Lavar a vestimenta antes de ser usada pela primeira vez;
- O EPI deve ser limpo com frequência pois o suor do corpo pode diminuir a durabilidade do tecido;
- Deve-se usar sabão neutro, nunca deve ser usado um produto recomendado para realçar a cor branca em roupas coloridas;
- Quando houver uma mancha difícil de ser retirada é recomendado levar o EPI até a lavanderia especializada;
- Não deve-se colocar os EPI’s de molho;
- Depois de lavados os EPI’s devem ser armazenados em lugar seco e limpo;
- Os EPI’s para proteção do corpo inteiro devem ser substituídos quando rasgados, furados ou de alguma forma danificados.
Sendo assim, se levarmos em conta todos os riscos que as atividades apresentam é indispensável o uso e armazenamento adequado do EPI para que seja possível diminuir o número de acidentes no ambiente de trabalho.
O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-06 sobre Equipamento de Proteção Individual, neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre os diferentes tipos de técnicas e uso de equipamentos que irão garantir a sua proteção em situações específicas com suas determinadas exigências, garantindo assim, sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos em diversas situações. Para mais informações, acesse o curso de NR-06.
Referências
Secretaria Municipal de Administração de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho SESMT. MANUAL DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS E PADRONIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI -. [S. l.], 2017.
PROMETAL EPIS. Proteção para o corpo e tronco. [S. l.], 2019.
JÚNIOR , Adalberto Bastos. Catálogo de Equipamentos de Proteção Individual. [S. l.], 2017.
Referencial dessa publicação:
INBRAEP - INSTITUTO BRASILEIRO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE (Brasil). . Santa Catarina: Equipe INBRAEP, . Disponível em: . Acesso em: .
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR
Tag:Conjunto Impermeável, Conjunto para baixas temperaturas, Conjunto para eletricista - Risco II, Conjunto para eletricista - Risco IV, Conjunto para Motosserrista, EPI Corpo inteiro, Macacão contra agentes químicos, Macacão contra agentes químicos com capuz, Macacão de proteção Industrial, Macacão de PVC, Modelos de EPIs para proteção do corpo